sábado, 1 de maio de 2010

Conto de uma Gueixa.


Memórias de Uma Gueixa - Tanto o livro, quanto o filme são ótimos. Um livro sensível, comovente, e uma narrativa maravilhosa, que te prende do início ao fim. Um mergulho na cultura japonesa!
Chiyo é uma garota com apenas 9 anos de idade, que após perder sua mãe, é vendida para um okiya >casa de gueixas<. Lá ela sofre todo tipo de maltratos, desde o ódio feroz de Hatsumomo, aos castigos de Vovó e Titia, e a indiferença de Mamãe. Decidida por mudar o curso de sua história, ela decide se tornar uma gueixa, para conquistar seu amor e se livrar do ódio e inveja de Hatsumomo. Lecionada por Mameha, e com um novo nome: Nitta Sayuri, vai aprendendo que a vida de uma gueixa não é nada fácil, e que se tornar uma gueixa de sucesso, exigiria mais esforços e muitos sacrifícios.Uma estória rica, poética, emocianante. Personagens marcantes.
Amo cultura japonesa, mas ouvi muito 'neguinho' criticando, sem ao menos ler, dizendo que o livro é uma infâmia, e que denigriu a imagem das gueixas. Eu não vi nada disso. Muito pelo contrário; o livro mostra o quão belo, e quão difícil era a vida de uma gueixa, naquela época em que a guerra se alimentava do país.Nunca vi nenhuma personagem (juntamente com Emília) que se parecesse tanto comigo quanto Sayuri. Seus medos, suas tolices, seus sonhos, suas perdas, suas paixões, sua forma de enxergar, descrever o mundo, as cores, os sons, pessoas, é a mesma forma que enxergo e descrevo as coisas. Toda sua coragem, força, fraqueza, tudo nela lembra muito a minha pessoa. Tanto como criança, como adulta; observadora, fraca, ingênua, forte, chorona, medrosa...quem ler o livro me conhecerá. POis, estou lá; na sua forma de descrever o tempo e a cor, em sua profundidade e intensidade...tudo isso se reflete em mim. Pareço estar diante de um enorme espelho, onde posso me enxergar por dentro.
Quanto ao filme, eu gostei bastante. Claro que o livro tem um valor maior, por isso, prefiro o livro. Porém, o filme não deixa à desejar; foi fiel ao livro à medida do possível, claro que com algumas mudanças. Mas, manteve a sensibilidade e beleza da estória. Destaco a atrz Gong Li, que foi brilhante e impecável no papel de Hatsumomo. Os olhos dela ardiam em chamas, assim como os de Hatsumomo no livro. Gosto muito dessa atriz; ela consegue captar e transpassar a essência e profundidade da personagem. Já a atriz Zhangi Ziyi deixou um pouca a desejar, ao meu ver. Muito insossa, sem sal...penso que ela não conseguiu passar toda a sensibilidade e intensidade de Sayuri. Destaco também a atriz Michelle Yeoh (Mameha) , que foi PERFEITA! Filme como ótima fotografia, atores excelentes, e claro, né? Roteiro muito bom. Recomendo!

4 comentários:

  1. morro de vontade de assistir esse filme.. é daqueles que "todo mundo já viu, menos eu"
    vou ter que ir.. acho que vou na locadora agora. bjbjbj:*

    ResponderExcluir
  2. tive o prazer de assisti-lo...oq posso dizer é perfeito!

    ResponderExcluir
  3. Eu assitir o filme e lir o livro,e particularente não concordo que a atriz Zhangi Ziyi tenha deixado a desejar,E digo ate que ela desempenhou o papel como Nitta Sayuri muito muito bem.
    Tansmitiu sensibilidade,intensidade e adoçura
    enfim ela conseguiu passar para o filme o que era Sayuri e o que eu acho tanto conseguiu que o filme acabou ganhando prémios por isto.
    e não so ela esteve bem no filme todas elas tados o elenco do filme trabalharam muito para o filme acontecer tudo certo.
    enfim o filme foi otimo não poderia ser melhor.

    ResponderExcluir
  4. É esse filme é muiiiiiiiiito bom.
    Mais quando passou na globo passou muito tarde.
    Só assisti o começo e um pouco do meio e o fim o meu sonho que inventou pq eu mimi
    kk

    ResponderExcluir

 
*Contos e pensamentos* - Free Blogger Templates, Free Wordpress Themes - by Templates para novo blogger HD TV Watch Shows Online. Unblock through myspace proxy unblock, Songs by Christian Guitar Chords